PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1363- Vieses no processo decisório no ecossistema da beira do leito (Parte 12)

42- Proporcionalidade(CG): Vieses ocorrem pela tendência de admitir grandes causas e razões importantes para grandes eventos.

43- Pseudocerteza (AF): Vieses ocorrem pela tendência de tomar decisões ao avesso dos riscos para resultados positivos ou de eliminar  as intenções de avaliação de riscos para resultados negativos.

44- Retrospectiva (CG): Vieses ocorrem pela propensão de avaliar acontecimentos como previsíveis. Subentende avaliações decisórias mais por resultados conhecidos e menos por sustentações teóricas.

45- Rima como efeito de razão (CG): Vieses ocorrem pela tendência de pensar que rimas, declarações ou argumentos cativantes são percebidos como mais verdadeiros ou sonoros. Valoriza o efeito de jogo de palavras, embora possa não estar claro se a afirmação é válida. 

46- Saliência (AF): Vieses ocorrem pela tendência de se concentrar em itens que são emocionalmente mais proeminentes ou marcantes e ignorar os menos.

47- Sinédoque (CG): Vieses ocorrem por transformar uma característica específica num inteiro. Relaciona-se ao viés Implícito, provoca, por exemplo, chamar uma pessoa por uma característica, inclusive com efeito pejorativo. 

48- Status quo (IM): Vieses ocorrem pela tendência de gostar que as coisas permaneçam relativamente iguais/estáveis. Relaciona-se à justificativa do sistema.

49- Sustentação (CG): Vieses ocorrem por se superestimar o já considerado e ignorar uma alternativa que embora qualificada é de obtenção difícil.

50- Validade (CG): Vieses ocorrem pela tendência de hierarquizar os próprios julgamentos como precisos, considerando que as fundamentações são coerentes e consistentes.

51- Valorização do difícil (CG): Vieses ocorrem pela tendência de bem qualificar de modo exagerado a aptidão de efetuar tarefas consideradas difíceis e, ao mesmo tempo, depreciar a capacidade de realizar tarefas fáceis. 

42- Veracidade (CG): Vieses ocorrem pela tendência de considerar uma afirmação verdadeira por força de sua crença na conclusão (viés de crença, viés de validação subjetiva) ou da facilidade de a processar ou de afirmar (efeito de verdade ilusória).

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES