PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1360- Vieses no processo decisório no ecossistema da beira do leito (Parte 9)

12- Conhecimento (IM): Vieses ocorrem pela tendência de pensar que é melhor saber do que não saber.

13- Disponibilidade (CG): Vieses ocorrem por se superestimar acontecimentos da memória recente, especialmente pela carga emocional associada.

14- Dotação (CG): Vieses ocorrem pela tendência de supervalorizar o que já se possui/hábitos cognitivos, pois é mais difícil/trabalhoso vir a adquirir novidades, quer argumentos, perspectivas ou linhas de raciocínio. Não é incomum apegar-se fortemente a “ideias brilhantes” que possuímos, ou, então, nos tornarmos personagem da fábula A Raposa e as Uvas de Esopo (620 aC-564 aC), ou seja, desdenharmos do que não obtivemos. De certa forma, articula-se ao conservadorismo.

15-Enquadramento (CG):  Vieses acontecem quando informações provocam conclusões essencialmente ajustadas a um modo peculiar como elas são apresentadas.

16- Estereotipo (CG): Vieses ocorrem pela presunção sobre características de um conjunto de pessoas sem o cuidado de obter informações fidedignas. Associa-se a preconceitos e suas falsas avaliações.

17- Expectativa exagerada (AF): Vieses ocorrem pela tendência de antever resultados mais extremos do que aqueles que realmente costumam acontecer.

18- Extensão (CG): Vieses ocorrem pela tendência a desenvolver pensamentos sobre vantagens de mais sobre menos, ou seja,  efeitos da superposição de qualidade com quantidade. Nem sempre mais exames, mais inteligência, mais argumentos, mais serviços qualificam  tomadas de decisão. 

19- Familiaridade (CG): Vieses ocorrem pela tendência de se manifestar criticamente tão somente em função da intimidade com os eventos, itens, teorias ou perspectivas.

20- Fator Yuck (AF): Vieses ocorrem pela tendência de reagir a eventos, coisas ou pessoas com base na repugnância. Yuck é um interjeição provavelmente de origem imitativa da expressão facial e vocal corresponde a Que nojo.

21- Identificação (AF): Vieses ocorrem pela inclinação para se concentrar e dar prioridade para pessoas ou questões que provocam alguma identidade, quer por simpatia ou antipatia. Relaciona-se com efeito da singularidade.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES