No decorrer da vida profissional o médico constrói um olhar ciclópico da pesquisa, ensino e assistência em medicina. Uma concisão da profissão: expertise para processos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção e sensibilidade a qualquer percepção disforme da esperada pelo médico. Poder e afeição.
O jovem médico chega, atualmente, em equipe multiprofissional ao paciente, e este junta tudo e todos numa impressão individual. Há anamnese e há ouvidoria.
O fato de uma equipe multiprofissional contar com vários saberes não basta. O fato de um hospital hospedar qualquer modalidade de doença não é suficiente. A eficiência fundamenta-se no desenvolvimento de uma cultura.
A cultura disponível tanto areja o aprendizado em reciprocidade com a assistência, quanto permeia o ensinamento pela pesquisa no ecossistema híbrido de disciplinas. Do conhecimento para o atendimento, da inovação para a renovação.
Os valores institucionais edificam um cenário de fidelidade. Na plataforma sócio-econômica da brasilidade do Sistema Único de Saúde, o custo-efetividade constitui um enredo de primeira ordem.
Os atos têm uma cena de expressivo realismo intitulada Preocupação com a Segurança do paciente.
Um personagem no palco com incessante agitação de beira do leito é a Iatrogenia. As suas falas inspiram sentimentos de insegurança em quem assiste. As contracenas com a beneficência são cheias de humanismo e há calorosos diálogos com a não-maleficência. Há a Iatrogenia conhecida e há a Iatrogenia estreante.
A cultura profissional privilegia um roteiro pedagógico que dá a oportunidade de o jovem médico, após merecer o bilhete de entrada, interpretar os três papéis. Ela fundamenta a educação contínua em medicina, que exige o desempenho otimista da Beneficência, a expressão corporal da não-Maleficência e a interpretação da inquietação constante na iatrogenia.
O jovem médico primeiro sonha com o papel da beneficência, depois se encanta com o da não-Maleficência. São papéis de estratégia. Mas logo, logo, a cultura acena que o papel da iatrogenia exerce forte impacto sobre a percepção do grande público.