PUBLICAÇÕES DESDE 2014

Enquete 503- Turismo médico

O termo turismo médico aplica-se mais comumente  a um fluxo internacional de pacientes que viajam para se submeter a tratamentos por razões de expertise profissional e/ou econômicas. Índia, Tailândia, Coréia do Sul são destinos mencionados na literatura médica.

Este comportamento associa-se a vários aspectos éticos com destaque para uma migração de profissionais do serviço público para o privado que atende aos estrangeiros.

No Brasil imenso, o turismo médico ocorre entre estados da Federação ou entre cidades do mesmo estado. Em 40 anos, observei uma redução deste turismo na Cardiologia/Cirurgia cardiovascular por conta de encaminhamentos médicos determinado pelo outro tipo de turismo, a procura de centros de referência por médicos que após ganharem a competência necessária retornam a suas origens e criam um novo centro de referência regional.

Neste contexto, uma aspecto que merece a atenção da Bioética é o turismo médico de baixa quilometragem como vemos diariamente no fluxo de vans que trazem pacientes de cidades relativamente próximas para o InCor. O que ocorre é que um percentual expressivo dos pacientes assim encaminhados poderiam estar sendo atendidos em centros de referência mais próximos a seus domicílios e entre eles está um contingente que já teve o benefício da assistência terciária/quaternária e persiste frequentando o ambulatório. Uma consequência de impacto ético é a sobrecarga de agendamento que afeta paulistanos e outros pacientes que são encaminhados necessitando de cuidados de alta complexidade.

Na sua opinião, o atendimento pelo SUS fora de domicílio (município)

Visualizar Resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS ENQUETES