PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1253- Consenso na beira do leito (Parte 2)

A lição da experiência é o valor do passo-a-passo prospectivo no desenvolvimento do atendimento, cada passo bem calçado por análises de múltiplas naturezas, técnicas e atitudinais, bem como o valor da varredura retrospectiva de síntese a cada fronteira das fases dos processos decisórios e aplicativos. A condução destes comportamentos pelo encadeamento de elos fortes em prol do mas aproximado da perfeição necessita do aprofundamento da resposta sobre o significado de consenso no ecossistema da beira do leito.

Até há pouco tempo, o ecossistema da beira do leito convivia com a prática da Conferência Médica, a pretensão de uma tomada de decisão qualificada num clima de formalidades por reforço ou modificação de direcionamentos teóricos e/ou práticos do médico assistente do paciente numa imagem de obtenção de um consenso. Desenvolvia-se um diálogo eticamente sustentado por situações em que o médico assistente não se sentisse seguro para puder firmar um diagnostico, pela necessidade da expertise de um especialista apreensivo com má evolução da conduta, pela finalidade de dividir responsabilidade acerca da exposição do prognóstico, ou como expressão de uma segunda opinião por exigência do paciente.

Atualmente, “para se conferir”, há as equipes, há as Inter consultas e há as diretrizes clínicas, todas almejando a imagem do consenso que se delineia nas Classes de Recomendação I ou III, especialmente havendo a disponibilidade do Nível A de Evidência para sustentar a utilidade e eficácia.

A Bioética da Beira do leito enxerga três vertentes para apreciação da autoridade moral do que deve ser entendido quando se emprega o termo consenso de maneira menos rígida na beira do leito:

Literatura científica

Interpretação da literatura científica pelo profissional

Comportamento interpessoal

Em todas elas, o fundamental é o diálogo, pois ele proporciona a discussão de argumentos plurais, a classificação como certo ou equivocado para as circunstâncias sob questão, com tolerância e se comprometendo com uma posição entendida como superior a demais possibilidades.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES