A ambivalência habita a beira do leito. Pessoas, objetivos e pensamentos interagem em consonância ou em oposição. O exercício do consentimento livre e esclarecido ilustra como concordâncias e discordâncias movimentam-se entre momentos de vacilação, o Talvez entre um Sim e um Não.
Pela consideração do Pentágono da Beira do leito, lados e linhas produzem 25 combinações entre os ângulos (10 dois a dois: ab; ac; ad; ae; bc; bd; be; cd; ce; de, 10 três a três: abc; abd; abe; acd; ace; ade; bcd; bce; bde; cde, 4 quatro a quatro: abcd; abce; abde; acde; 1 com os cinco: abcde). Ampliam-se as possibilidades de combinações em função de de concordâncias e discordâncias poderem vir a ser parciais ou e totais e ainda pela possibilidade da indiferença.
Um Comitê de Bioética deve estar capacitado com essência transdisciplinar, sensibilidade ética e moral e saber legal para promover mediações envolvendo a extensa pluralidade de posicionamentos dos cinco ângulos do pentágono da beira do leito acerca de infinitos temas de interesse da Bioética.