PUBLICAÇÕES DESDE 2014

736- Bioética aos montes (Parte 4)

O bioamigo pode enxergar exatidão na classificação indicativa na TV? Ela faz uma linha de corte aos 12 anos de idade  e exibição após as 20 horas para cenas com agressão física, consumo de drogas e insinuação sexual e aos 14 anos de idade e exibição a partir de 21 horas para conteúdos mais violentos e/ou de linguagem sexual mais acentuada.

Em qual número de meses de vida deve-se fatiar o continuum da intensidade das cenas é complexo. Será que no dia do aniversário de 14 anos, ocorre uma mudança significativa de influência de quando se tem 13 anos e oito meses? Haverá pais que enxergarão as cenas como um mal e outros que não se preocuparão com a convenção governamental. Não há exatamente um certo e um errado, há uma situação de prós e contras a serem interpretados individualmente. O paradoxo de sorites aplica-se!

A autoria do enigma de lógica conhecido como paradoxo de sorites é atribuída a Eubulides de Mileto, o que o torna  contemporâneo de Hipócrates (460ac-370ac). 

milho_editadaUm exemplo do paradoxo de sorites é:

  1. Dois grãos de milho não são um monte;
  2. Mil grãos de milho são um monte.
  3. Se n grãos de milho não formam um monte, tampouco o seriam (n+1) grãos, ou seja, três, quatro, cinco, etc…
  4. Se n grãos de milho são um monte, também o seriam (n−1) grãos, ou seja, 999, 998, 997, etc…

A contradição está na ideia que não há um corte claro entre o que é um monte de milho e o que não é um monte e, portantoqualquer conjunto de grãos de milho poderia  ser entendido como monte ou não monte. Quem poderá, então, afirmar  se cabe ou não a designação de monte? Na beira do leito… De benefício? De malefício?

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES