PUBLICAÇÕES DESDE 2014

720- Time, memória e preocupação (Parte 2)

O conceito de transdisciplinaridade ajuda a estender para o paciente o direito de fazer parte do time de atendimento. A expansão da importância do diálogo dá valor a sua voz ativa nos processos de tomada de decisão sobre suas questões de saúde.

Destaque-se que não é mais aplicável na beira do leito a consideração maniqueísta de profissional e leigo, emissor e receptor, que admitia um abismo de poder de decisão em função dos saberes. Os atendimentos tornaram-se poliedros e na multifaceta o time se caracteriza. De fato, a beira do leito contemporânea requer que a sincera entrega mental, a justa medida intelectual e a empática conformidade ética do médico estabeleçam conexão com desejos, preferências, objetivos e valores do paciente.

A calibragem da participação do paciente no time decididor é aprendizado contemporâneo essencial. A integração entre beneficência, não maleficência e autonomia forma infinitos cenários eletivos, de urgência e de emergência, cada qual com sua proporção de contribuição acaso a acaso.

Há muita sabedoria nos pacientes  a ser aproveitada e integrada ao saber do profissional, que, convenhamos, não deixa deles derivar. Os pacientes estão familiarizados com seus fatos, muitas vezes com os próprios dados. Sabem de si.  Representam memória ao lado do prontuário. Eles fornecem novas informações, relatam aspectos evolutivos da história natural da doença e/ou da conduta terapêutica. O histórico valor da anamnese, exame físico e exame complementar, a tríade clássica que a eles pertence, justifica os pacientes serem escalados como membros natos do time. Uma obviedade apenas recém descortinada!

Evidentemente, o paciente não tem o sentido da prática da medicina, aquele que parte da medicina e vai para ele pela intercessão do mesmo time que captou suas individualidades. Há a contribuição do paciente no direcionamento do bumerangue de resolução do caso que é impulsionado pelos membros profissionais do time na direção no contexto da medicina e que retorna com responsabilidades sobre diagnósticos, prognósticos, benefícios e adversidades. Além dos aspectos clínicos, o paciente deve influenciar a trajetória com seus desejos, preferências, objetivos e valores. Tudo junto e misturado. Mesmo CID associa-se a inúmeras versões clínicas e evolutivas.

A complexidade domina e os desdobramentos para simplificar exigem do médico rigor tecnocientífico, abertura mental e tolerância a contraposições de opinião. O time pode contar com preparadores que dão base para o exercício eficiente das autonomias profissionais,  melhor do que um técnico convencional com postura heteronômica.

O conceito de autoridade esta interligado à responsabilidade. Da parte do paciente, o seu peso participativo qualifica-se pela sinceridade de palavras e propósitos e, ultimamente, pelo poder da escolha entre um Sim e um Não às recomendações propostas

Da parte dos profissionais da saúde, a qualificação sustenta-se na competência e a autoridade alinha-se à responsabilidade maior com a prudência e com o zelo. A ética da responsabilidade nos diz que respondemos não apenas por nossa intenções ou nossos princípios, mas temos que considerar, igualmente, as consequências dos atos nos limites da previsibilidade. Certezas, riscos e realizações combinam-se em escolhas de meios para fins pretendidos numa moldura ética, moral e legal.

A Bioética da Beira do leito entende que níveis desejáveis de harmonia na pluralidade do time formado por profissionais de vários saberes e habilidades e por paciente/familiar requerem um processo ativo de coparticipação.  Um atendimento na área da saúde é sempre uma sucessão de novas realidades necessitada de memória e de preocupação, sempre que possível amparadas por todos os membros. Nós todos!

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES