PUBLICAÇÕES DESDE 2014

653- Moral não é estática

Imagine a possibilidade de o médico obter as informações para resolução do caso em 2 minutos e dispensar atenção ao paciente nos restantes 13 minutos da visita de 15 minutos, ao invés do habitual contrário (médica Lynda Chin, nascida em 1968). É o destaque do capítulo 2 do livro Deep Medicine de Eric Topol. Sugere um fortalecimento do nexo social na medicina. Também valoriza a autocrítica sobre a consciência profissional. Hierarquiza a transdisciplinaridade estimulando o diálogo entre tudo que estiver distribuído no ecossistema da beira do leito e de alguma forma for válido na busca da excelência.

Imaginou? Gostou? Ótimo! Aguarde a disponibilidade da tecnologia da informação e da comunicação no seu local de trabalho. Um Dr. Google com alta credibilidade como assistente para analisar a beneficência e a não maleficência, e você liberado para se dedicar ao princípio da autonomia. Teríamos, pois, num adequado tempo qualitativo, a conjugação entre paternalismo cibernético e  autonomia humana. Não está claro se haverá uma escala de recomendações ou tão somente a mais recomendável. Também como será o desenvolvimentos subsequente a um eventual não consentimento pelo paciente. Logo saberemos.

As muitas interrogações admite o alerta de William Benjamin Schwartz (1922-2009) também destaque no mencionado livro: Um efeito da ciência da computação será substituir as funções intelectuais do médico. Teremos, pois, novas relações de saber e poder, mudanças no domínio dos conhecimentos, adaptações na regulação da gestão da beira do leito e no controle da profissão, distinções no conceito de autoridade e legitimidade. Haverá tensões na beira do leito à reboque de uma terceirização na conexão médico-paciente. Robôs de branco falarão pela ciência e médicos de carne e osso serão intercessores com o paciente.  Inquietante esta admirável beira do leito nova!

A Bioética da Beira do leito preocupa-se com o pressuposto que uma ação moral, além da influência dos valores e das regras, não pode ser dissociada dos modos com que ocorrem as atividades em si. Assim, prepara-se para discussões sobre código moral dado pelas novas fontes de prescrições da moralidade e sobre a ética propriamente dita como a reunião da práticas e técnicas em si.

Estimulante!

 

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES