PUBLICAÇÕES DESDE 2014

641- Bioética da Beira do leito 2019 (Parte 14)

A Transdisciplinaridade que é admitida pela Bioética da Beira do leito é uma expansão da interdisciplinaridade que está ao mesmo tempo através e além das disciplinas e  que se abre  para a intersubjetividade,

A Transdisciplinaridade  enriquece-se  com reconciliações entre diferentes tipos de ciência, promove o o diálogo com saberes teóricos, práticos e existenciais e assim, valoriza a arte, a literatura e a experiência espiritual.

A transdisciplinaridade tem inspiração na mecânica quântica  e entende que vários níveis de realidade enchem com potencialidades as lacunas entre as disciplinas. O pensamento segundo a transdisciplinaridade não avalia o pensamento clássico como absurdo, mas o considera restrito e passível de complementação pelos três pilares- complexidade, níveis simultâneos de realidade e lógica dos terceiro incluído  e pelos três comportamentos- rigor, abertura e  tolerância.

A transdisciplinaridade coopera para a unidade do conhecimento. A contribuição para uma visão de ampla dimensão dos fenômenos de um ecossistema aproxima a transdisciplinaridade da Bioética.

A  crescente pluralidade complexa da medicina requer um pensamento transdisciplinar para melhor entendimento das relações entre potencialidades e realizações, vale dizer entre o empenho  do profissional da saúde e o efetivo resultado obtido.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES