3835

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

444- Uma segunda de primeira

Segunda opinião ou segunda primeira opinião? Na minha experiência, as duas denominações são aplicáveis. Há a situação em que o objetivo maior visa ao endosso de uma conduta já com a ideia de consentimento  à primeira opinião bem encaminhada  pelo paciente e há a situação onde há o forte desejo do paciente em redirecionar a recomendação. Faz-se presente, ainda, a segunda segunda opinião, algo como uma terceira opinião desempatadora. Não se verifica, comumente,  a expressão pelo paciente da ideia de possibilidade de erro profissional, mas de dúvidas sobre os melhores métodos de acerto, o que ocorre em pacientes mais proativos em relação a cuidados com a própria saúde. Mais recentemente, existe um arremedo de segunda opinião representado pela consulta do paciente a informações disponíveis na internet, classificável como opinião de segunda (qualidade).

Observa-se muita emoção no paciente/familiar que procura uma segunda opinião. Ele, habitualmente, está sob  impacto de um diagnóstico que o assusta ou de uma recomendação terapêutica que lhe causa forte apreensão, tendo como pano de fundo pensamentos sobre perspectivas de mau prognóstico e o sofrimento relacionado.

Três princípios da Bioética envolvem-se com a segunda opinião. O princípio da autonomia está envolvido com características de personalidade bem como com aspectos culturais do paciente que atuam sobre motivação e satisfação como base para o consentimento. O princípio da beneficência relaciona-se com confirmação/mudança da conduta – que pode variar desde nenhuma, pequena, moderada ou totalmente distinta (há influência do tipo de especialidade)- e desejo de obtenção de mais esclarecimentos qualificados, especialmente quando o diagnóstico implica em mais influência sobre morbidade e mortalidade, assim como quando os sintomas persistem sem diagnóstico e o princípio da não maleficência implica nas adversidades previstas e/ou já ocorridas. Cada caso costuma apresentar uma certa hierarquização dos princípios interligados exercendo efeito no processo de consentimento em que uma segunda opinião é almejada e realizada.

Ponto expressivo de interesse da Bioética da Beira do leito é o quanto eventuais mudanças no processo do consentimento acarretadas por uma segunda opinião – estimadas em não mais do que 20-30%- impactam na evolução dos casos. Dentro do conceito de interdisciplinaridade que sustenta a Bioética, é desejável que a opinião  suplementar seja bem agregada à original numa articulação que faz lembrar as antigas conferências médicas e que hoje sustenta o conceito de time (intercâmbio de conhecimentos). É justificativa para que o médico da segunda opinião que ocorre não por encaminhamento médico, mas por iniciativa do paciente/familiar e muitas vezes de maneira escondida, recomende ao paciente retornar ao colega da primeira opinião e manifestar o resultado da segunda opinião, colocando-se à disposição para o diálogo.

Aspecto essencial ligado à Bioética é a atitude do médico de evitar o paternalismo e, assim, apresentar prós e contras de opções, sem decidir de fato para – e pelo- paciente. O médico que faz a segunda opinião precisa refletir bem sobre este aspecto do princípio da autonomia, um desafio ao paternalismo quando a motivação do paciente pode ser justamente a de procurar uma autoridade para lhe proporcionar mais clareza – vale dizer direcionamento- sobre a opção mais conveniente.

 

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts