4440

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1962 -A anamnese como clássico da medicina contemporânea (Parte 1)

Em incursões retrospectivas pela história da medicina, não é incomum deparar‑se com críticas que poderiam ser perfeitamente transplantadas para o presente. Em 1949, Sir Adolphe Abrahams (1883–1967), fundador da ciência do esporte no Reino Unido, advertia, em artigo publicado The Lancet (“The role and value of anamnesis”, 2 de abril), que o estudante de medicina já então demonstrava “apetite insaciável por investigações laboratoriais e outros acessórios diagnósticos”, em detrimento da aproximação direta com o paciente.
Na década de 1940, era corrente o entendimento de que a distinção entre um bom e um mau médico calibrava‑se pelo tempo dispendido na obtenção da anamnese e pela habilidade de interpretar a história colhida. Sete décadas depois, a medicina mudou, a sociedade mudou e, com elas, transformou‑se também o lugar ocupado pela anamnese no processo diagnóstico.

A anamnese em transformação

A anamnese extensa, estruturada em queixa principal, história da moléstia atual, antecedentes pessoais e familiares, outrora ocupando várias páginas do prontuário em papel, comprim‑se hoje em campos delimitados do prontuário eletrônico. Sintomas centrais, como a dor, preservam o valor do detalhamento de suas características para o diagnóstico diferencial, mas a tendência geral aponta para a concisão.
Paralelamente, a anamnese passou a servir, com frequência, como justificativa para a complementação por exames terceirizados. O antigo “ver para crer” de São Tomé assume feição eufemizada de documentação do caso. O conceito contemporâneo de boa e má medicina, ou de bom e mau médico, ganha novas nuances. O tique‑taque do relógio impõe o ritmo: há pressa na conexão médico‑paciente, talvez mais precisamente, impaciência.
Sob o argumento da eficiência, do reducionismo que identifica tempo como prognóstico e da crença de que os benefícios superam eventuais malefícios, consolida‑se um raciocínio pragmático: se durante décadas o diagnóstico de certeza de inúmeras doenças fundamentou‑se no exame anatomopatológico, por que as imagens modernas, altamente qualificadas e de acurácia análoga, não poderiam abreviar conclusões de modo legítimo em diversos quadros clínicos?
É difícil não aderir parcialmente a essa lógica. O valor da anamnese persiste, em muitos casos permanece a chave do diagnóstico; contudo, ela passou a ocupar proporção distinta na composição diagnóstica, frequentemente reduzida a uma peça menor do quebra‑cabeça. Não são raros, inclusive, os exemplos de inversão do status quo, nos quais a anamnese surge como complemento, e não como ponto de partida.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts