PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1506- Diretrizes clínicas, um recado

A medicina contemporânea utiliza diretrizes clínicas que se constituem em instrumentos para possibilitar homogeneização de recomendação de condutas nas várias especialidades médicas e áreas de atuação.

As diretrizes clínicas são elaboradas por especialistas no tema sob chancela de sociedade de especialidade e submetidas a atualizações sempre que necessário. Os membros dos comitês d elaboração avaliam o que existe disponível publicado na literatura médica , fazem triagem e organizam estratégias que se pretendem úteis e eficazes no ecossistema da beira do leito.

O que acontece é que diretrizes clínicas não são exatamente  uma lei, ou seja, elas são normatizações tecnocientíficas de qualidade aconselhadas ao uso sem prejuízo da crítica pelo aplicador, especialmente em função de circunstâncias da individualidade o paciente.

Em nenhum momento, diretrizes clínicas devem falar obrigatoriamente mais alto do que o senso clínico desde o caso do paciente. Por isso, a ligação das diretrizes clínicas com os princípios da beneficência, não maleficência, autonomia e justiça.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES