PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1505- Bioética da Beira do leito atenta ao futuro (Parte 3)

Tendo como um dos pontos de referência a conexão médico paciente, o intuito do florescimento humano no âmbito da medicina- e ciências da saúde em geral- é comprometimento da Bioética da Beira do leito, o que não admite descuidos em relação a sequentes necessidades de  de separar o joio do trigo habitualmente plenas de tensões por barreiras para saúde e bem-estar, liberdades individuais e bem comum.

A Bioética está muito centrada no pensamento acadêmico e a Bioética da Beira do leito esforça-se para uma percepção valorizada de prática de serviço, da arte de aplicar a tecnociência a um ser humano, da atitude que junto com o conhecimento e a habilidade compõe a competência profissional. O observacional do mundo real conta muito.

A Bioética da Beira do leito entende que o mundo real da beira do leito é fonte essencial das questões que precisam ser trabalhadas em seus aspectos éticos, morais e legais. Cada especialidade médica, cada área de atuação, cada profissão da saúde tem questões específicas, inclusive com aspectos locais e regionais. A Bioética da Beira do leito intenta desenvolver uma inteligência crítica sobre o que as inteligências natural e artificial contribuem.

Neste mister, a transdisciplinaridade é fundamental para trazer à cena o maior número de contribuições diversificadas pelas fragmentações do saber. Complexidade e lógica do terceiro incluído são pilares da transdisciplinaridade capitais na Bioética da Beira do leito. A aplicação de métodos, quer diagnósticos, quer terapêuticos, quer preventivos no ecossistema da beira do leito associa-se a uma pluralidade complexa, haja vista as potencialidades de benefícios e danos.

A beira do leito vivencia a lógica do terceiro incluído, em que não há a contradição do terceiro excluído (A não é não A), ou seja existe ao mesmo tempo num método A e não A. Cada método disponível e validado pode ser mentalizado como um bastão de madeira, tem duas extremidades, a do benefício (A) e a do malefício (não A) e tentativas de eliminar a extremidade do malefício criam outra, e mais outra e o risco de chegar a comprometer  a extremidade do benefício.

O complexo motiva a expansão da pesquisa disciplinar. O termo complexo significa dobras, portanto, a necessidade constante de efetuar desdobramentos atrás de desdobramentos em nome do saber e da sabedoria.  A transdisciplinaridade se impõe, sob pena de desconsiderar o mais saber. Ela está simultaneamente entre as disciplinas, através das distintas disciplinas e além de qualquer disciplina, assim facilitando a unidade do conhecimento.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES