PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1358- Vieses no processo decisório no ecossistema da beira do leito (Parte 7)

Muitas ocorrências de vieses articulam-se com pilares do pensamento transdisciplinar, mais especificamente com níveis simultâneos de realidade, por efeitos da memória que traz apreensões quanto a perspectivas de repetições do passado para circunstâncias análogas e da imaginação e sua habitual fertilidade quando adubada pelo estresse. Ocorre um vaivém passado e futuro em nível psíquico.

A prática denuncia que as definições e classificações de vieses contêm superposições, por isso, a Bioética da Beira do leito entende ser útil apresentar uma relação dos vieses com potencial de influência no processo decisório articulado ao esclarecimento médico/consentimento pelo paciente distribuídos de modo mais simplificado como vieses cognitivos (CG), afetivos (AF) e imperativos (IM):

  1. Apofenia (CG): Vieses ocorrem pela tendência de identificar conexões entre coisas que não têm ligação entre si, o que inclui dificuldade de aceitar como tão somente uma coincidência e formação de base para superstições e conclusões a partir de dados inconclusivos. Associa-se a percepções de padrões/conexões entre dados essencialmente aleatórios. Apofenia é termo criado por Klaus Conrad (1905-1961) e está inserido em interpretações do teste de Hermann Rorschach (1884-1922).
  2. Ambiguidade (CG): Vieses ocorrem pela tendência de deixar de lado opções selecionáveis por critérios tecnocientíficos motivada pelo desconhecimento – leigo/interpretativo- das chances de provocar efeitos favoráveis.
  3. Atualidade (CG): Vieses ocorrem pela tendência a preferir lidar com problemas, resultados ou soluções mais imediatos do que de longo prazo que poderiam ser mais eficientes. 

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES