PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1349- Intenções, atuações, paradoxos e a Bioética da Beira do leito (Parte 6)

Beneficência e maleficência num mesmo comprimido termina com qualquer dúvida sobre paradoxo embutido na medicina, assim, trazendo a imperiosidade da preocupação com a transformação da intenção em atuação. Benefício e malefício admitem o paradoxo que o homem (o benefício) quanto mais iluminado anda para o lado oposto de sua não eliminável sombra (a adversidade).

À medida que o número do CRM se torna mais baixo no conjunto de médicos, cresce o testemunho a respeito de obrigações a mudanças/aperfeiçoamentos de paradigmas clínicos ou laboratoriais. Bioamigo com quantos paradoxos você teve que lidar nos últimos dias representando verdadeiros malabarismos mentais para fazer o bem melhor para o paciente num cenário de complexidades alimentadoras de incertezas, acasos e desconhecimentos?

Certamente o número não é pequeno e, importante, você utilizou sua competência, seu raciocínio clínico caminhante como algoritmo para dados e fatos alinhados à inteligência natural do cérebro biológico de neurônios e sinapses que é o que dispomos como nossa propriedade nutrida pela circulação sanguínea, o que não significa que o cérebro eletrônico de silício não seja bem-vindo parceiro para ampliar a competência, aperfeiçoar a orientação do pensar a intenção e aplicar a atuação nomeado como inteligência artificial. Afinal, a beira do leito é um ecossistema e como tal é essencial preservar um senso de harmonia entre componentes bióticos e abióticos, especialmente, quando o abiótico carrega vieses bióticos!

Afora  paradoxos bem compreensíveis como Quanto mais ganho conhecimentos, mais me sinto ignorante, Mais é menos, Recuando, consigo dar um salto, nove paradoxos clássicos ajudam a maturar o lidar com as circunstâncias caleidoscópicas dos casos clínicos, a apoiar pensar/fazer e a aferir o grau admissível de flexibilidade atitudinal e comportamental mantendo alto respeito pelo valor da tecnociência.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES