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1204- Trans e pós-humanismo na beira do leito. Uma leitura com o apoio da Bioética (Parte 5)

A irrequietude da arte de viver ganhou forte energia na inovação tecnológica e pela razão e pelo desejo movimenta-se tanto de maneira anárquica quanto regulatória, além de exigente da crítica para a conjunção entre possibilidade (especulativo sobre viver melhor por avanços criativos para redirecionar objetivos e transcender limites) e realização (prática de viver e viver bem com sustentabilidade do in-corpo-rado).

Razões práticas costumam acarretar uma visão de conformidade com o momento da vida, algo como estar refém das boas posses (materiais, afetivas), contentar-se em considerar a vida num modo reducionista. É comportamento cuja inércia sofre, atualmente, vigorosa e explosiva influência da tecnologia que motiva uma forma renovada da velha contemplação sobre a vida, uma abertura da mente para uma variedade de domínios, inclusive sobre a modelagem do ser humano.

A abertura ao desconhecido compreende o que o mundo desconhece e o conhecido que desconhecemos. Significa disposição para transpor fronteiras estabelecidas pela formação intelectual, pela imaginação itinerante ou pelas circunstâncias, vir a conhecer o saber – e a sabedoria- do outro, ou forjar uma nova construção.

A História da humanidade é uma sucessão de reconhecimentos da natureza e de produções da inteligência humana interdependentes, marcos de benfeitorias globais, muitas vezes com crédito para uma pessoa, mas cujas matérias-primas derivaram de encadeamentos de contribuições de outros. Por exemplo, o impacto da invenção da imprensa por Johanes Gensfleisch von Gutenberg (1400-1468) na civilização não somente precisou o valor da cultura sem fronteiras, como também a associou a um termo que transcende a designação do período da História que influenciou diretamente: Renascimento.  

O pensamento transdisciplinar (sem fronteiras disciplinares) é de natureza renascente e desperta a capacidade humana para escolhas, alternativas e desejos no objetivo de transcender limites. As germinações de fundo transdisciplinar facilitam a movimentação da Bioética pelos meandros da crescente conjunção de complexidades, incertezas e contraposições no ecossistema da beira do leito.

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