3834

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1182- Educação na beira do leito e Bioética (Parte 2)

Quem se debruça sobre a formação do médico depreende que há uma continuidade de aprendizado na Saúde mediada pela convivência respeitosa e comunicativa com o par formado por doente/doença. Pegando carona em Sun Tzu ( 544 aC– 496 aC), ante doenças organizar-se para a saúde, ante a saúde, adequar pela doença, o que contém forte espírito preventivo. De fato, na doença acionar a Não maleficência no processo de Beneficência, na saúde, demandar a Não maleficência do controle de etiopatogenias e fisiopatologias.   

O imperioso de tornar o médico – e o profissional da saúde de modo geral- um sujeito de seus conhecimentos, habilidades e atitudes amálgama a incessante educação à diversidade de enfoques proporcionados pelas pedagógicas limitações e expansões que orbitam pelos pacientes na beira do leito.

Diagnóstico, terapêutica e prevenção reúnem-se num conjunto de saberes transferíveis pela educação e aplicáveis sob valores e normas que a sociedade pretende da medicina – e das ciências da saúde, em geral. Inclui-se a sabedoria dada pela consciência crítica, pela prudência ética e pela tolerância a opiniões contrapostas. Quem vivencia Serviços Universitários reforça como o cotidiano traz surgimentos educacionais dos vários bióticos do ecossistema da beira do leito, como os assistentes, os gestores, os residentes e os pacientes que se alternam como “professores” e “alunos”.

Para a educação continuada desde o ingresso na faculdade até a aposentadoria, há o livro de medicina, há a diretriz clínica, há a literatura médica, há a opinião de especialistas, há o ponto de vista do paciente e há os resultados. Misturam-se na expansão do saber/sabedoria profissional, idealmente sem desconsiderar  aberturas para o rigor tecnocientífico em função do desconhecido e do imprevisível, atenção a cuidados com formalismos em excesso e preocupações com absolutismos de objetividade.

Aspecto essencial na tradicional educação do médico – e do profissional da saúde em geral – é a aquisição da capacidade para transferir o aprendizado proporcionado por determinada situação para outras ocasiões. Faz parte do desenvolvimento da maturidade profissional apreender quando, como e porque reconhecer as aplicabilidades relacionadas e forjar adaptações.

Este atributo da educação em serviço necessita da aplicação da prudência que compara/superpõe/distingue, do feedback do efetivo exercício que ajusta e do desejo tanto profissional quanto do leigo que precisa. Vale ter em mente que, não necessariamente, significa que pensar sobre o incorporado pela educação e aplicar são indissociáveis.

Como dito por Aristóteles (384 a.C-322 a.C) Educação é o que sobrevive quando se esquece do que se aprendeu. A Bioética da Beira do leito acrescenta que a “sobrevivência” do aprendizado desde a beira do leito contemporânea como educação construída objetiva, essencialmente, favorecer a beneficência, reduzir a maleficência e abrigar o direito à autonomia.

Catástrofes repetem-se na história da humanidade e necessitam de educação apropriada para respostas preventivas/resolutivas. A maneira pela qual a sociedade revela-se amadurecida pela valorização da ciência no ecossistema da beira do leito é fundamental para a preservação da qualidade de vida individual e coletiva.

Bioamigo, na pandemia atual, o trabalho com necessidade hospitalar – básico para compor a educação em serviço dos profissionais da saúde- diferenciou-se na sociedade integrando os segmentos com obrigatória preservação do presencial.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts