3834

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1056- Obviedades não podem deixar de ser ditas (Parte 1)

Interesso-me por conhecer quando é que nós passamos a saber do que já existe há algum tempo. Alinha-se ao significado de descobrir e à necessidade de desenvolver instrumentos para tal- a expansão da Escola de Sagres viabilizou a descoberta do Brasil. Condiz com a ideia que a mente é um papel em branco, vazio de conteúdo e que será suprida com materiais da razão e do conhecimento fornecidos  pela experiência (filósofo empirista John Locke – 1632-1704).

Interiorizei a questão há décadas, quando Wilson Choeri (1928-2013)wchoeri3333 o exemplar professor de Física no Ginásio do Colégio Pedro II nos detalhou a Lei da Gravidade. Além dos aspectos técnicos, houve o objetivo de nos fazer perceber  o valor do que ele chamou de curiosidade por observação- “… Como vocês podem imaginar – ele nos disse- maçãs caiam sempre das macieiras pelo efeito da in2222gravidade que era desconhecida até Sir Isaac Newton (1643-1727) dispor-se a investigar a causa...”.

Crédito: http://www.saomateus.g12.br/isaac-newton-alem-da-maca/
Crédito: http://www.saomateus.g12.br/isaac-newton-alem-da-maca/

É um tipo de vontade que se interessa por desvendar o que seria um mistério, um inédito aguardando sua vez, uma entrada num dado script em direção às últimas páginas reveladoras e que, bioamigo, presumo que combina com a militância em Bioética.

Funciona qual um disco arranhado- tomando carona com a Dra. Harriet Braiker (1948-2004)hb111 em seu best-seller A Síndrome da Boazinha. Refiro-me a repetições por inquietações recorrentes e entusiasmadas visando a uma forma construtiva de equilíbrio entre expansões e limites e comprometida a afastar desperdícios de tempo. Vontade utilíssima no exercício profissional na beira do leito respeitoso da tríade ética/moral/legal.

A Bioética da Beira do leito preocupa-se com a abrangência e a profundidade das interações entre a beira do leito e os princípios da Bioética no contexto de existências e o seu processo de transformação do desconhecimento em conhecimento. É válido dizer que os princípios da beneficência, não maleficência e autonomia são utilizáveis na beira do leito como fios condutores do pensamento para desvendar o bem, o mal e o consentimento (a)caso a (a)caso.

Enquanto é incalculável a dimensão temporal entre o desenvolvimento da gravidade como força na Terra e o seu conhecimento pela curiosidade de Newton no século XVII, há chance de ser presumível o período de tempo entre a existência e o conhecer na beira do leito acerca de manifestações da saúde do paciente. Implica no clássico significado de diagnóstico e as várias vertentes neste contexto de revelação: pós-sintoma, achado de exame com outra finalidade, fruto de check-up. Apresenta modernas conotações com o mapeamento do genoma e o desenvolvimento da medicina personalizada.

Neste contexto, um truísmo que ultimamente necessita de reforços sucessivos é a obrigatoriedade do uso do conhecimento tecnocientífico validado por pesquisas sistematizadas como fio condutor do raciocínio para selecionar o útil e eficaz. Alinham-se o reconhecimento de uma questão específica de saúde, a seleção de  sustentações teóricas,  a averiguação na prática e completa-se com identificações norteadoras.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts