Enquete 32- Acréscimo de medicamentos à receita médica para retirada sem custo

Paciente em consulta no Ambulatório do SUS solicita ao médico que acrescente na receita médica dois medicamentos que o “médico do convênio”  de outra especialidade lhe prescreveu, a fim de retirar na Farmácia sem custo.

Enquete 32:

A melhor conduta é:

1- Restringir a receita médica ao que é da sua competência.

2- Atender à solicitação do paciente, acrescentando os referidos medicamentos no prontuário como parte da sua orientação.

3- Atender à solicitação do paciente, registrando no prontuário que  fez uma “gentileza”.

 

Um comentário sobre “Enquete 32- Acréscimo de medicamentos à receita médica para retirada sem custo

  1. Não veria problema em fazê-lo se o acompanhamento fosse feito no mesmo local, com tratamento do outro profissional registrado em prontuário, em situação de exceção como falta do colega, alguma dificuldade temporária de acesso etc, sempre anotando a ocorrência. Na situação colocada, a única exceção seria no caso de compartilhar o tratamento com o colega do convênio e dentro de uma situação que justificasse o ato, como por exemplo, caso de doença ou viagem do colega, ou sabendo que o mesmo rompeu com o convênio, tem agendada consulta com outro especialista, mas o medicamento não cobrirá o tempo necessário. A farmácia sem custo aceita receita independentemente de sua origem, se de médico de convênio, particular ou do SUS, afinal, todos pagamos impostos e temos direito a esse recurso, portanto, não vejo no ato, se justificado, uma ação de “corruptela” mas uma atuação dentro do bom-senso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *