BioAmigoBR 108- Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

grafico-ibge-distribuicao-etaria

Fonte: IBGE

 

Hoje, 15 de Junho é o dia Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ele foi criado em 2006 pela  Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

É dia para recordar Lúcio Aneu Séneca (4ac-65dc): Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem.  Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.

E para  lembrar que em 2060, estima-se que o Brasil terá  58,4 milhões  de idosos (26,7% da população), um poderoso acréscimo aos 14,9 milhões (7,4% do total), presentes em 2013.  Quando então, a expectativa de vida das mulheres será de 84,4 anos e a dos homens de 78,03.

Apenas, para não esquecermos, 2060, será o ano em  que os nascidos em 2000 tornar-se-ão idosos.

O recado é claro: Jovens  brasileiros nascidos no século XX, agora com 15 anos ou mais, construam o respeito ao idoso que vocês gostarão de usufruir, no Brasil, na segunda metade do século XXI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *