368- Reputação ilibada um valor do médico

Atitudes de médico que viram manchetes na imprensa respingam invariavelmente no simbolismo da profissão e as manchas assim provocadas pela carência de decoro em atitudes pessoais de alguns acumulam-se como pertencentes à coletividade médica e tornam-se reforço de justificativas para pacientes em momentos de insatisfação com o atendimento.

No mesmo 11 de abril de 2017 lemos que um médico foi preso por suspeita de corrupção, outro foi eliminado de um programa de televisão por entendimento de agressão a uma mulher e sete sextanistas de Medicina vão responder à direção da Faculdade por obscenidade numa fotografia.

Médicos são seres humanos e vivem a sua época como cidadãos. São profissionais com alto nível de confiança da sociedade. São guardiães de uma tradição de 25 séculos desde Hipócrates (460ac-370ac). Estas inter-relações determinam comportamentos esperados, que passíveis de variações sensíveis a novos tempos, requerem preservação da base de moralidade histórica que sempre se postou no topo das idealidades da condição humana.

Pela valorização da dignidade e do decoro no exercício profissional, deslises éticos e legais de médico mesmo à margem de um ato médico costumam ganhar projeção em meios de comunicação acima da observada com outras profissões. Assim, nas notícias referidas, não foi bastante uma designação de servidor público, de partícipe de um reality show ou de jovens em momento entusiasmado com a  completude de um curso superior, foi explicitado tratar-se de médico. alguém que se formou em Medicina.

Os jovens médicos estão construindo a sua vida profissional sob influência de liberdades e de restrições da contemporaneidade, mas assim como estão atrelados aos saberes técnico-científicos vigentes, não podem ignorar a responsabilidade com o respeito à sólida construção moral da profissão. Por isso, vale recordar ensinamentos destacados desde Hipócrates (Quadro).

hipoc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *