A Bioética da Beira do leito (BBL) tem interesse nas relações plurais entre Medicina, médico, paciente, Sistema de Saúde e instituição de Saúde.
A BBL dá destaque à interdisciplinaridade que fundamenta a atenção conjugada a preceitos éticos, morais e legais.
A BBL estimula o pensamento em busca da excelência das escolhas e da consciência das responsabilidades acerca do fazer ou não fazer.
A BBL desperta a percepção para a harmonia entre a visão técnica da aplicação dos distintos métodos diagnósticos e terapêuticos e a natureza humana da recepção pelo paciente.
A BBL alerta sobre a convivência do clássico- comprovado pelo tempo- dos avanços técnico-científicos- em processo de afirmação- das mudanças sociais- cada vez mais aceleradas e modificadoras e dos pontos de vista da Bioética- em construção biofilosófica.
A BBL enfatiza que desconhecimentos e incertezas incluem-se em cada tomada de decisão na assistência e na pesquisa.
A BBL, em outras palavras, preocupa-se em dar conformidade entre a utilidade e a eficácia conceituais dos métodos validados pela Medicina para a doença, para a circunstância clínica, a segurança do uso por um paciente que apresenta suas particularidades clínicas, como comorbidades, e as preferências e os valores dos envolvidos no atendimento.
A BBL, igualmente, apóia fortemente as iniciativas de prudência e de zelo visando a atitudes de ajustes de condutas motivadas pelas realidades de momento clínico.
Bioamigo é todo aquele que valoriza a BBL como fator da melhor prática para atender às necessidades clínicas e humanas do caso em questão e a mais adequada proteção ao ser vulnerável.
O blog Bioamigo dispõe-se a ser fórum de considerações interdisciplinares – e transdisciplinares- sobre atitudes, objetivando reflexões sobre conveniências e inconveniências na condução do bem melhor para quem cuida e para quem é cuidado.
MAX GRINBERG