Bioamigo, leia o caso e opine sobre a questão prática do cotidiano
Você é o médico de paciente de 76 anos de idade internado que cai do leito, sofre traumatismo craniano com hemorragia encefálica e falece após 3 dias.
Você vai dar a notícia do óbito e os familiares reagem de modo agressivo com muita gritaria e xingamentos. Um filho pergunta: “-… Doutor, o atestado de óbito vai demorar, moramos longe, seis horas de viagem…”
Enquete 4A
Você responde que irá providenciar o preenchimento imediatamente
Você responde que está obrigado a encaminhar o corpo para o SVO
Você responde que está obrigado a encaminhar o corpo para o IML
3 respostas
Trata-se de morte violenta, mesmo que dentro do hospital e, a meu ver, obrigatoriamente o caso de ser encaminhado ao IML, principalmente por haver grande possibilidade né implicações legais.
Trata-se de morte violenta, mesmo que dentro do hospital e, a meu ver, obrigatoriamente o caso deve ser encaminhado ao IML, principalmente por haver grande possibilidade de implicações legais.
Morte violenta: IML, sem dúvida. Há de se explicar aos familiares as implicações legais de se preencher um atestado na presente situação, para descendentes e para o médico. Uma exumação do corpo, com certeza, é algo mais traumático para a família que uma verificação de óbito.