Quem diz que gosta de hospital? Respondem afirmativamente quem lá trabalha, muitos hipocondríacos e portadores da síndrome de Munchausen. Pacientes podem até apreciar o atendimento a suas necessidades de saúde, mas sem significar, em geral, que gostam de hospital. Aliás, dada a complexidade e a diversidade de atividades, é quase impossível algum paciente deixar de colecionar algumas insatisfações.
Suponha as seguintes:
- Espera excessiva no pronto socorro
- Escassez de comunicação com a equipe de saúde
- Não execução de determinado procedimento desejado
- Horário e gosto da alimentação
- Certas taxas e coparticipações
O mais provável é que os dissabores resultem em algum tipo de comunicação à Ouvidoria.
Agora, existe nos EUA uma empresa de saúde que adotou o slogan Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta. A devolução, por enquanto, refere-se a coparticipação e a descontos, num valor que não tem superado $150.
A porteira foi aberta.
Medscape trouxe uma opinião favorável e outra desfavorável http://www.medscape.com/viewarticle/866556#vp_1
Favorável: “… Médicos solicitam aos pacientes que lhes depositem confiança. Seria o máximo da hipocrisia os médicos dizerem aos pacientes que neles não confiam… Se eles afirmam que tiveram uma experiência ruim, é porque tiveram…”.
Desfavorável: “… Pacientes podem se mostrar espertinhos, independente do que lhes foi feito… Conhecendo a natureza humana, muitos provavelmente tentarão tirar vantagens da devolução… o atendimento médico tornar-se-ia uma commodity…”.
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