É um exercício de comunicação sobre fronteiras entre verdades e certezas do dito com autoridade, legitimidade e boa-fé pelo médico. De fato, não é fácil, por exemplo, transmitir ao paciente sobre NNT (Número Necessário para Tratar). Caso um anti-hipertensivo seja recomendado ao paciente com o esclarecimento que reduz o risco de um AVC, um NNT de 3, por exemplo, significa que haverá uma “competição” indefinida com outros dois pacientes e que é importante ser otimista.
Em termos práticos, o processo de tomada de decisão no campo preventivo das ciências da saúde representa um contexto de tipo e repercussão da doença, efeitos de condutas e modo de recepção pelo paciente. A fluência da adesão do paciente ao recomendado pelo profissional da saúde beneficia-se do nível de confiança, linguagem utilizada e disponibilidade de infraestrutura.
Bioamigo, leiamos Fácil e Difícil escrito por Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) mentalizando e ajustando cada dupla para uma conexão médico-paciente. Será facilitador!