No ritmo do pêndulo, um cenário é o comportamento de permanência em domicílio trabalhando à distância e isento de prejuízos às obrigações familiares básicas, enquanto que outro cenário é alguém altamente dependente da informalidade de trabalho conter-se em casa quando bate o desespero (des-espero) pelo efeito financeiro negativo. São situações de distintos feedbacks entre efeitos e motivações e que deixam tonta a janela de Overton (Joseph Paul, 1960-2003).
Entendido que a aceleração do contágio precisa ser contida pelas características da virose, a hierarquização do distanciamento interpessoal tornou-se o ponto de referência para medidas restritivas da liberdade de ir e de vir… e de ficar. A natureza das coisas ficou abalada nos alicerces: avós não devem visitar os netos e vice-versa, pois não devem ficar juntos. Simples assim, revoltante, assim.
O avesso dos hábitos, de repente, tornou-se o lado visível apondo um peremptório advérbio (o que modifica o sentido do verbo) Não a: vá ao hospital quando tiver uma urgência da saúde, reúna-se com os amigos, viaje sempre que puder, divirta-se no cinema ou no teatro.
Pelo inusitado, a sociedade reagiu refletindo a parábola do elefante e dos cegos, onde interpretações distintas ocorrem em função do ponto de referência da palpação- tromba, dorso, perna e rabo- do animal. A de “gripezinha” pelo rabinho que não dá a dimensão das cinco toneladas do paquiderme contrasta com os temores advindos da percepção do dorso, o que, evidentemente, influencia comportamentos reativos. O caráter polimorfo da expressão clínica da Covid-19, desde subclínico até a falência de órgãos, passando por tipos de evolução que não seguem padrões conhecidos, exige uma ampla visão de conjunto e das vantagens da excepcional memória de elefante.
Configurou-se uma conjunção de comportamentos: o enigmático do vírus predador, o técnico do profissional da saúde surpreendido, o bem intencionado das autoridades com responsabilidades na saúde pública e o instável da população. Impossível dispor de um enorme liquidificador social pretendendo uma homogenização.
A gama de dificuldades comportamentais inclui como lidar com os impactos da restrição ao prosseguimento das rotinas de cada pessoa, vale dizer como amenizar a frustração de ter de deixar de lado, mesmo que temporariamente – mas de modo indeterminado- suas construções de vida e suas obrigações com a família, com o trabalho e, inclusive, com o controle das próprias doenças.
Muitos comportamentos podem ser previsíveis, como os instintivos que fazem nos afastar de certos perigos. Todavia, é de se ressaltar que como o narcisismo assumiu no lugar da perda do aparelhamento instintivo em relação aos animais, assim resultam sustentadas imprevisibilidades. Em caso extremado, compromete-se a sociabilidade e ocorrem juízos tendenciosos e preconcebidos. Narcisismos desta maneira motivados viralizam nas redes sociais, o novo espelhamento da imagem.