3834

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

668- Big Data se escreve com V

Há uns dois anos li uma reportagem sobre um casal que registrou o filho com nome constituído por única letra, creio que B. O racional foi dar à criança um espaço em branco em relação à futura identidade de gênero, que não carregasse implicações do significado do nome e que facilitasse a inserção em qualquer cultura. Interessante!

Lembrei-me que, recentemente, deparei-me elaborando um texto sobre a futura convivência das inteligências natural e artificial, no qual, coincidentemente, dava ênfase a palavras iniciadas por uma só letra- V. Imaginei, então, uma beira do leito nomeada apenas como V. e receptiva, caso-a-caso, a influências de significados de vocábulos iniciados pela letra vê. Relaciono oito  termos:

Inicio com o trio Volume de conhecimentos e habilidades, Variedade de casos e Velocidade no raciocínio clínico que são atuais pilares do Big Data e, desde há muito, objetivos do amadurecimento profissional do médico, o que de certa forma dá legitimidade à pretensão de se contar com a tecnologia da informação na beira do leito. Neste aspecto, os profissionais que já têm experiência com inteligência artificial atestam que ela vale a pena. Ganha-se assim, mais um VValidade.

Admite-se que o menor prazo para a tomada de decisão tecnocientífica graças ao trio acima referido do Big Data fará sobrar  tempo para o médico se envolver humanamente com o sofrimento do paciente, e, assim, praticar a compaixão, que é uma Virtude- mais um V a considerar.

Uma das várias interrogações do emprego da inteligência artificial é a participação dos Valores morais do paciente na avaliação sustentada pelo Big Data, portanto, temos mais um V na ponderação.

 Ademais o Big Data permite a ampla Varredura da literatura para localizar evidências aplicáveis, acrecendo mais um V.

Prosseguindo, o uso do Big Data dará maior sensação de Veracidade às informações e ajudará na qualidade e na expectativa de Vida.

Por fim, o Big Data cooperará na Vigilância contra a Violência sobre o paciente Vulnerável

Pois é, o Big Data parece dar a sensação de um dispositivo Vitorioso.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts