Diplomado após seis anos de estudo universitário, o que o agora médico é exatamente? Fácil! Ele é um adulto interessado em progredir, profissionalmente inexperiente e com licença para exercer a conexão médico-paciente a fim de aplicar medicina.
São precisos mais dois anos de prática, pelo menos, para que o jovem doutor possa sentir o grau de segurança profissional para cumprir, razoavelmente, o disposto nos Princípios fundamentais II- O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional e V–Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente e da sociedade do Código de Ética Médica vigente.
O volume de estudos sobre técnica e ciência não é, contudo bastante. Isto porque ele cuidará de humanos, e, assim, a fria mente tecnológica que flerta com o cientificismo não pode dispensar o calor da sabedoria. A progressiva regulação da temperatura emocional desejável será alcançada pela densidade dos casos e sustentada pela forma dos comprometimentos com o paciente. Homenageando Immanuel Kant (1724-1804), enquanto ciência da saúde é conhecimento organizado, sabedoria do médico é beira do leito organizada, voltados para a ética, a eficiência, e a excelência.