3834

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

626- Inteligências (Parte 2)

Dizem que damos mais valor quando perdemos ou estamos na iminência da perda. Assim, lembremos que é a alta tecnologia natural empregada há séculos que possibilita uma anamnese de fato caçadora-coletora e o exame físico da inspeção, olhar de relance, palpação, percussão e ausculta e a culminância no raciocínio clínico resolutivo. Não é bastante para o estado da arte atual, mas é indispensável hoje… e amanhã. Não há, entretanto, porque entender que perderemos a posição humana na beira do leito, haverá uma composição.

Mas, como ninguém é de ferro- nem o robô de branco- por descontração, qual seria o escore a ser previsto para um certo embate entre o QI natural do médico de carne e osso e o QI artificial do robô de branco?  Algo na dimensão do humilhante 7×1 recente na nossa lembrança?  Qual seria o efeito de uma decisão de cunho moral formulada pela inteligência artificial? Um excesso de racionalidade sobre custo-efetividade na terminalidade da vida que arrepiaria a humanização? Qual seria a probabilidade de médico com CRM e robô com algum registro de fabricação virem a funcionar numa tomada de decisão à beira do leito como equipe distribuídos como árbitro principal, auxiliar do árbitro ou VAR? Uma normatização dar-se-ia pela classe médica ou pela sociedade?

É curioso mentalizar numa eventual queda de braço entre QI natural e QI artificial que o humano quando está com a cabeça nas nuvens faz besteiras e que a máquina precisa muito é estar conectada na nuvem para fazer bonito. O importante, entretanto, é que chova qualidade de vida… e o médico esteja capacitado para se comportar como São Pedro. Afinal, o médico não deseja perder a posição de manda-chuva e, ao mesmo tempo, conservar a condição de guarda-chuva profissional contra intempéries sobre a saúde, contribuir para a bonança que possa suceder a tempestade clínica.

A Bioética da Beira do leito almeja que o compartilhamento entre QI natural e QI artificial possa aperfeiçoar a arte de aplicar a tecnociência da medicina na beira do leito.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts