Discípulos do Prof. Luiz Vènere Décourt (1911-2007) continuam exercendo a Medicina em várias regiões do Brasil, aplicando o aprendizado de saber e de sabedoria que dele tiveram.
Quem o conheceu- eu convivi com o mestre desde 1969 até a sua aposentadoria em 1981- reconhecia, imediatamente, o médico e professor atento aos aspectos éticos da relação médico-paciente.
Décourt, como Professor Catedrático de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, vivenciou o período de consolidação do direcionamento científico da Medicina e, qual, van Rensselaer Potter (1911-2001)- o propositor da Bioética em 1971- alertava para o risco da desumanização do atendimento decorrente do progresso biotecnológico na Medicina.
O Blog Bioamigo resgatou o pensamento de Décourt sobre a ética do cotidiano, um resumo publicado na revista Consultório Médico em 1993 do capítulo que escrevera no livro Pesquisa Médica, editado por Ernesto Lima Gonçalves- EPU, 1983. A leitura dá uma idéia sobre a inquietação com a transformação da Medicina a partir da segunda metade do século XX.