3889

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1718- Comunico com…único zelo (Total)

Exemplo de escolha de palavras para evitar uma ideia de imposição é o médico manifestar que o paciente vai precisar de um determinado método caso venha a ocorrer alguma situação tendo sido mais apropriado dizer então que haverá necessidade de avaliar opções que seriam… com prós e contras.

A comunicação de boa notícia não requer, comumente, a mesma precaução com o conjunto acima citado que é exigida para a comunicação de má notícia, emissão e captação ganham fluidos de harmonia quando o alívio de preocupações predomina. Entretanto, aspecto importante é que nem sempre a adjetivação radical – boa ou má – é aplicada de modo semelhante por médico e paciente ao mesmo fato, pesos e impactos são volúveis.

Uma coisa é falar e ouvir sobre um mau prognóstico da doença- forte exemplo de indubitável má notícia -, outra coisa é o médico falar entusiasmado sobre a forte beneficência de um ato cirúrgico – para si uma boa notícia graças ao progresso da medicina –  e o paciente ouvir com desespero a necessidade da submissão, ciente de riscos, imaginando dores e sofrimentos como inevitáveis.

A maturidade profissional é lápis e borracha no sentido de organizar a comunicação que seja ao mesmo tempo a mais sincera e a menos violenta, mas, não pode ser desprezado que cada médico tem sua personalidade profissional, seu estilo de comunicação, seu nível de empatia. Quem não se lembra do antissocial Dr. House?

A Bioética da Beira do leito enfatiza que a arte de aplicar ciência enriquece-se pela incorporação crítica das experiências obtidas da comunicação médico⇔paciente que ampliam a competência para lidar de modo realista, sensato e objetivo com a pluralidade do que medicina representa para cada um deles a cada circunstância do atendimento. Evidência e deferência!

Pegando carona no início de Anna Karenina de Leon Tolstoi (1828-1910): Todas as comunicações tendentes a harmônicas entre médico e paciente na beira do leito se parecem umas com as outras, cada comunicação em divergência entre eles é complexa a sua maneira. 

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts