3888

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1717- Comunico com…único zelo (Parte 1)

De vez em quando ressurge numa rede social a piada do telefonema para o hospital em que a pessoa solicita informações sobre o estado clínico de um paciente e ao final se identifica como o próprio paciente que não consegue saber sobre si diretamente da equipe.

Ressalvada a  antieticidade da informação pelo telefone, ela não deixa de reproduzir algumas situações verídicas. Cabe o valor do oxímoro: A frieza (no lidar com a ciência) calorosa (no lidar com o humano) do médico na conexão com o paciente.

O que Franklin Delano Roosevelt (1882-1945) disse para uma nação, aplica-se à conexão médico-paciente na beira do leito: O fluxo constante e livre de comunicação entre nós – permitindo o livre intercâmbio de ideias – forma a própria corrente sanguínea de nossa nação. Mantém a mente e o corpo da nossa democracia eternamente vitais, eternamente jovens.

A Bioética da Beira do leito entende útil considerar que o atendimento às necessidades de saúde de um paciente estabelece-se como uma sucessão de planejamentos e concretizações de objetivos. A sequência de realizações sustentada pelo estado da arte deve ser acompanhada de eficiente comunicação sobre representações, o médico sobre o que a medicina representa para o caso, o que métodos significam em relação a objetivos, e o paciente sobre o que eles representam para si em consonância com objetivos, desejos, preferências e valores a que tem direito de manifestar.

A comunicação médico⇔paciente  constitui-se, pois, numa linguagem representacional no sentido de falar sobre o que conhece e que se ajusta à situação e numa linguagem ideológica porque inclui ideias. Há a linguagem verbal e a não verbal. Escolha das palavras, organização da fala, enquadramento no contexto, vocalização e expressões não verbais do médico fazem diferença, o conjunto molda uma impressão e a captação da mesma pelo paciente impacta em cada o que o que será que o médico quis dizer?, o que é que o médico quer fazer?, devo ou não  consentir?.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts