3844

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1678- Sensibilidades no ecossistema da beira do leito (Parte 1)

Surge uma nova situação de vida e a pessoa – PNR, um homem com 39 anos, comerciante – acresce o seu cotidiano com a condição de paciente que a sujeita a mais ou menos influências na maneira de ser/estar/ficar que tem sido.

Bioamigo, mentalize PNR como um paciente adulto e capaz, muito próximo à média do cotidiano de atendimento. Ele manifesta sintomas, ignora o que possa ser e, preocupado, deixa de trabalhar e vai à consulta com o médico. Ele é examinado e aconselhado a se submeter a um processo investigativo. Após várias sessões de exames e algumas noites mal dormidas, PNR recebe do médico um diagnóstico e recomendações de conduta terapêutica. O médico lhe transmite empatia, um efeito adjuvante para a beneficência/não maleficência dos métodos prescritos.

PNR aplica-se na adesão, conta com apoio familiar, o tratamento é bem sucedido e na sequência, receoso de recidiva, embora nada hipocondríaco, mas também nada indiferente, interessa-se por seguir certas condutas preventivas para preservação da saúde, mentalizando o lema Nunca Mais! O que tivera e  outras doenças que a que tivera fez aprender que são evitáveis.

Alertado sobre causas e efeitos ligados a hábitos de vida, PNR dispôs-se a renunciar a alguns prazeres. Por enquanto, tendia a estar convicto que conseguiria, pois a doença lhe impactara, agora cogitava como nunca. Bem humorado pela recuperação da saúde e da disposição para o trabalho, ele já se imaginava praticando outro estilo de vida e dizendo com orgulho por aí que se tornara um poli ex: ex-fumante, ex-glutão e ex-sedentário. O espelho o cumprimentaria sorridente! Imaginava-se diante de um daqueles de aumento.

Compenetrado na missão, não ficaria só divagando, interrogando-se ser ou não capaz de conseguir, precisava ser objetivo, aclarar os meios, pactuar-se. e, por isso, agendara sem hesitação e energizado pela esperança com um médico recomendado, especialista em medicina do estilo de vida, um jeito novo de dar eficiência a uma antiga aspiração, um amigo que já era de fato um poli-ex lhe sugerira, não sem antes avisar que se preparasse para altos e baixos, uma viagem numa montanha-russa, uma perspectiva de entrechoques com seus planos de vida. Há vários sentidos no termo sacrifício! Os 40 anos chegando era um excelente argumento, seus mistérios garantiriam a fé nos benefícios  das mudanças de estilo de vida.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts