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1601- Compliance e integridade no ecossistema da beira do leito (Parte 3)

A unidade básica do atendimento é a beira do leito, um ecossistema em que as interações entre os bióticos como os profissionais da saúde e os pacientes/familiares e os abióticos como os métodos com alta tecnologia precisam acontecer segundo premissas articuladas com questões como: O que devemos fazer? O que devemos ser? Como devemos nos comportar? Como devemos medir e calibrar? A fim de prover o mais alto nível de segurança ética/moral e legal numa atuação que chamaríamos de  governança da beira do leito.

Pontos de referência essenciais são os dispostos nos 5 Princípios fundamentais iniciais do Código de Ética Médica vigente, que, de certa forma, são aplicáveis aos profissionais da saúde de modo geral:

 I – A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.

II – O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

III – Para exercer a medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.

IV – Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.

V – Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente e da sociedade.

Estes princípios fundamentais servem de estrutura e de fundamentação e são articulados com um atavismo hipocrático, um compromisso histórico do médico como bem-estar e a sobrevida digna do ser humano. Não devem ser desobedecidos e muito menos corrompidos.

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