Bioamigo, compliance é termo do idioma inglês com tradução para observância, adesão e aderência e com significado na conexão médico-paciente de obediência participativa do paciente à recomendação médica a ele dirigida.
Bom compliance é seguir à risca. Mau compliance admite a ocorrência de falhas que prejudicam as realizações previstas, causadas, especialmente por comportamentos pessoais e possibilidades de influências externas.
Aspecto histórico relevante sobre o tema aconteceu em 1971 quando a associação entre The American Academy of Family Physicians e The Department of Epidemiology at the University of North Carolina estudou erros de medicação numa população com diabetes ou insuficiência cardíaca de Fort Wayne, Indiana e concluiu que:
- Maior número de drogas prescritas, mais elevada a quantidade de erros associados tanto ao atitudes de fazer quanto de não fazer;
- Maior complexidade da orientação, mais alto o número de erros do fazer;
Os pesquisadores concluíram que iniciativas profissionais de esclarecer a função dos fármacos são fontes redutoras do número de erros.