A Bioética da Beira do leito entende que a transdisciplinaridade tornou-se fundamental para ampliar a difusão dos conhecimentos com abrangência e profundidade na área da saúde, inclusive admitindo influências positivas da arte, literatura e espiritualidade como adjuvantes da tecnociência. Subentende o valor inestimável da comunicação interpessoal e coletiva e inclui como imperiosas as contribuições dialógicas a respeito das precauções sobre a qualidade de proposições preventivas e terapêuticas.
A sociedade convive com usos e abusos, qualitativamente nicotina e álcool são substâncias de uso lícito, porém, há restrições quantitativas. Alguém pode ser considerado um alcoólico, um infrator do Código do trânsito ou da lei sobre fumo em locais fechados, ou, resultar advertido que seus abusos estão sorrateiramente prejudicando órgãos e funções corporais.
Ideias radicais sobre imposições de abstenção à disponibilidade da potencialidade danoso colidem com argumentos sustentados pela memória, por exemplo, do acontecido durante a chamada Lei seca nos Estados Unidos ou previsões de incentivo ao contrabando. Significa que seria impossível erradicar a demanda da sociedade, a oferta comercial, um percentual de pessoas insistirá no uso condenado.
Como dito por Hannah Arendt na abertura do capítulo Que é liberdade no livro Entre o Passado e o Futuro, a liberdade parece ser uma empresa irrealizável por velhas contradições e antinomias que forçam o espírito a dilemas de impossibilidade lógica e tornam impossível conceber a liberdade ou o seu oposto quanto entender a noção de um círculo quadrado.
As orientações validadas pró saúde dirigem-se para a consciência e impactam em princípios morais e costumam evidenciar contraposições atribuíveis ao princípio da causalidade, ou seja, um fato induz a outro e de modo sucessivo na experiência cotidiana de cada indivíduo, fazendo com que seja impossível conhecer todas as causas que entram jogo no nexo com os efeitos.
O médico no século XX passou a melhor reconhecer efeitos internos do exterior do indivíduo, assim, adensando a medicina preventiva. As informações passaram a ser divulgadas fora doa ambientes acadêmicos, o leigo adquiriu esclarecimentos, algo como mude já de incendiário para bombeiro da própria saúde. Seja livre, liberte-se de hábitos e vícios! Força de vontade!
Inspire-se no conhecimento da ciência e realize, que a próxima segunda-feira planejada seja um dia de efetiva execução do vigor da vontade. Tenha a certeza que encontrará dificuldades e nem brinque com a ideia que no dia que de fato quiser, nada impedirá de começar.