3834

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1575- Teoria e prática na beira do leito (Parte 8)

Em tempos de medicina baseada em evidência, orientações atualizadas periodicamente sob coordenação de sociedades de especialidade conferem segurança teórica, ética e legal. A expressão foi usada pela primeira vez em 1992 e expandiu como  o uso consciente, explícito e criterioso das melhores evidências obtidas por pesquisa médica para assegurar tomadas de decisão na prática clínica coerentes com um conjunto de princípios e métodos visando à efetividades e aos benefícios. A Bioética da Beira do leito preconiza que a medicina baseada em experiência/consciência/coerência integra-se no conceito para viabilizar a dupla mão de direção entre teoria e prática educativas essencial na beira do leito.

O benefício por uma realização requer a comprovação antecipada da beneficência do método, assim como evitar malefício exige o conhecimento prévio da maleficência do método. A Bioética lida com esta memória, incorpora-se ao pêndulo que oscila entre a teoria e a prática e contribui em tomadas de decisão por meio de justaposições entre principialismo, universalismo da beneficência/não maleficência validadas, utilitarismo que privilegia o bem-estar do paciente, personalismo que hierarquiza o conforto do paciente e o realismo de peculiaridades do paciente como as culturais.

De certa forma, a Bioética facilita amoldar conteúdos a continentes. Todos os dias são reconhecidos, aceitos e valorizados conteúdos das ciências da saúde que podem ou não ser aplicados na beira do leito, numa inclusão de acordo com peculiaridades da diversidade humana. Costumeiros, renovações e inovações de métodos de um lado e distintas pessoas de outro demandam exercícios profissionais cada vez mais exigentes da crítica social.

A Bioética é esperança de um porvir com aprendizado continuado sobre o mundo real das inter-relações entre os componentes do Pentágono da Beira do leito, independente dos rumos vindouros. É a utilidade que uma visão ética/moral/legal do profissionalismo conta para todo e qualquer momento de integração em nível adequado de harmonia entre imposições heteronômicas e liberdades autonômicas possíveis.

A Bioética da Beira do leito exerce no apoio à sequência entre conduta recomendável, conduta aplicável e conduta consentida a assessoria abrangente e profunda sobre as possibilidades de vaivéns entre teoria e prática na beira do leito.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts