A Bioética não é uma obra de arte finalizada exposta, mas, igualmente, sujeita-se a uma variedade de interpretações. Entendo cada contribuição da Bioética como uma vanguarda que sabe que estará na retaguarda do amanhã e por isso, precisa lidar de modo prudente a respeito de prós e contras.
Cada envolvimento da Bioética dispõe-se a iluminar obscuridades para que elas venham a possuir clareza admissível amanhã. A Bioética destaca-se em questões de saúde especialmente porque as ciências da saúde não são exatas, porque lida-se com o humano e porque o mistério da vida desafia o conceito de saúde geração após geração. Melhores justificativas para o sentido pró-humanidade da Bioética, impossível!
A atenção da medicina ao ilimitado das questões de saúde de cada se humano na beira do leito convive com o singular de uma pessoa e o universal da tecnociência. Foco no doente e foco na doença alternam-se a fim de recuperar funções e ao mesmo tempo não agravar comorbidades ou não causar novas morbidades. Há indicações, não indicações e contraindicações de métodos alinhadas ao estado da arte e às individualidades. A Bioética articula-se com a ética, a moral e o legal.
É dever do médico incluir a Bioética na sua atuação na beira do leito? A Bioética prima por atender a finalidades práticas acaso a acaso? A Bioética coopera para a distensão de tensões do cotidiano do exercício profissional? A Bioética compõe-se no conjunto de virtudes profissionais que comanda atitudes? A Bioética é uma liberdade que se confunde com a coerção de um dever?
São questões contemporâneas que a Bioética da Beira do leito entende como importantes para o profissionalismo contemporâneo pela premissa que aplicações da Bioética envolvem, não somente realidades do convívio humano forjadas na constituição da bagagem pré e pós-profissional, como também as legitimidades da tecnociência validada para a aplicação humana.
Neste contexto, a Bioética em questões de saúde alinha-se parte à educação humana geral introjetada ao longo da vida e parte ao desenvolvimento do conhecimento conduzido por humanos. Inserir a Bioética no cotidiano dos atendimentos na Saúde é cuidar para bem absorver que tanto o que não é atuação à frente da sua época, quanto o que é um atraso em relação a sua época é o que resultou possível na oportunidade.