3832

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1568- Teoria e prática na beira do leito (Parte 1)

A Bioética não é uma obra de arte finalizada exposta, mas, igualmente, sujeita-se a uma variedade de interpretações. Entendo cada contribuição da Bioética como uma vanguarda que sabe que estará na retaguarda do amanhã e por isso, precisa lidar de modo prudente a respeito de prós e contras.

Cada envolvimento da Bioética dispõe-se a iluminar obscuridades para que elas venham a possuir clareza admissível amanhã. A Bioética destaca-se em  questões de saúde especialmente porque as ciências da saúde não são exatas, porque lida-se com o humano e porque o mistério da vida desafia o conceito de saúde geração após geração. Melhores justificativas para o sentido pró-humanidade da Bioética,  impossível!

A atenção da medicina ao ilimitado das questões de saúde de cada se humano na beira do leito convive com o singular de uma pessoa e o universal da tecnociência. Foco no doente e foco na doença alternam-se a fim de recuperar funções e ao mesmo tempo não agravar comorbidades ou não causar novas morbidades. Há indicações, não indicações e contraindicações de métodos alinhadas ao estado da arte e às individualidades. A Bioética articula-se com a ética, a moral e o legal.

É dever do médico incluir a Bioética na sua atuação na beira do leito? A Bioética prima por atender a finalidades práticas acaso a acaso? A Bioética coopera para a distensão de tensões do cotidiano do exercício profissional? A Bioética compõe-se no conjunto de virtudes profissionais que comanda atitudes? A Bioética é uma liberdade que se confunde com a coerção de um dever?

São questões contemporâneas que a Bioética da Beira do leito entende como importantes para o profissionalismo contemporâneo pela premissa que aplicações da Bioética envolvem, não somente realidades do convívio humano forjadas na constituição da bagagem pré e pós-profissional, como também as legitimidades da tecnociência validada para a aplicação humana.

Neste contexto, a Bioética em questões de saúde alinha-se parte à educação humana geral introjetada ao longo da vida e parte ao desenvolvimento do conhecimento conduzido por humanos. Inserir a Bioética no cotidiano dos atendimentos na Saúde é cuidar para bem absorver que tanto o que não é atuação à frente da sua época, quanto o que é um atraso em relação a sua época é o que resultou possível na oportunidade. 

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts