Sun Tzu (544 aC-496 aC) ensinou que na paz deve-se preparar para a guerra e nesta para aquela. Aplica-se ao binômio saúde-doença em que, inclusive, cada vez mais com o controle/não cura de doenças e perante o aumento do número de comorbidades com a maior longevidade humana não possibilita nítida separação.
Maneiras distintas avaliam se alguém está com saúde ou está doente. Miopia tem CID mas não impede de classificar uma pessoa como saudável, um diagnóstico de depressão rotula uma pessoa como doente embora esteja com demais órgãos e sistemas normais, um diabético perfeitamente controlado por bons hábitos e medicamentos é uma pessoa doente? Assintomáticos e sintomáticos podem ser declarados de modo diferente tendo mesmo diagnóstico.
Em função das diversidades de manifestações de doenças e efeitos do manejo terapêutico e preventivo das doenças, uma visão do binômio saúde-doença interessante na atualidade e que desconsidera um maniqueismo sem doença-com saúde ou vice-versa hierarquiza a adaptação e autogestão face a uma tríade de desafios. Eles são de ordem física, mental e social e envolvem seis dimensões: funções corpóreas, funções mentais e percepção, contexto espiritual/existencial, qualidade de vida, participação social e atuação cotidiana.
No aspecto físico significa a capacidade para homeostase, proteger-se de danos e preservar o equilíbrio. No âmbito mental representa a capacidade para enfrentamento de forte estresse psicológico e proteção do estresse pós-traumático e mostrar coerência a respeito da significância de situações difíceis. No contexto social, a capacidade de se portar com independência apesar de limitações e realizar as oportunidades de tarefas na sociedade.
Decisões sobre a saúde podem ser articuladas a relacionamento entre mim e mim mesmo. Evitar contato com etiopatogenias conhecidas e praticar admitidas prevenções a doenças alinham-se a uma liberdade interna, a pessoa depende de si mesma.
Todavia, o ser humano vive em sociedade, ele é gregário e até mesmo ao praticar automedicação, quando ele adquire doença tem sua liberdade influenciada pelo mundo exterior. Há vários fatores extrínsecos intervenientes sobre Eu quero/Eu posso/Eu devo/Eu preciso.