3834

PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1500- Sigilo profissional no ecossistema da beira do leito (Parte 4)

A Bioética da Beira do leito entende que a lide com o sigilo profissional pelo médico tem fronteiras éticas nebulosas, do que decorre não admitir uma visão de exigência absoluta, tem exceções previstas no Código de Ética Médica, comporta bom senso e boa-fé, reveste-se de aspectos que são habitualmente subentendidos, como, por exemplo, a presença de acompanhante.

A exceção constante no Art. 73, salvo por motivo justo, é altamente interpretativa. Genival Veloso de França (nascido em 1933) ensina em Comentários ao Código de Ética Médica que “ é engano pensa-se que justa causa deve estar prevista, caso a caso… não há como conter todas as situações imagináveis.. existe uma multidão incalculável de acontecimentos e situações que não está normatizada, capaz de tumultuar nossa consciência e desafiar os mais experientes…

É de se supor que o pensamento de Hipócrates sobre sigilo tenha sido motivado pela necessidade de confiança do ser humano paciente no ser humano médico, que haveria um comportamento não constrangedor à semelhança do conhecido dos deuses que não tinham o poder de divulgar o que acontecia com uma pessoa para outra. Hoje, não é uma inquietude primária na conexão médico-paciente, a confiança está ligada mais aos aspectos tecnocientíficos e da atenção do médico às necessidades.

Flexibilidades a respeito do sigilo profissional são compreensíveis, mas quebras do rigor precisam ser bem justificadas. Tem a ver com o consentimento. A presença do acompanhante que ouve diagnósticos e prognósticos é entendida como autorização tácita para conhecer estes aspectos da vida privada. O profissional que se apresenta para colher sangue para exames laboratoriais tem a permissão – e o dever- de identificar o paciente. Por isso, deve-se usar sigilo profissional que é mais abrangente do que sigilo médico. Há responsabilidade com preservação  de dados e fatos do paciente  muito além da atitude do médico.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts

fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr0 Posts
maio0 Posts
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts