A bandeira do Brasil é uma das mais bo nitas do mundo. A base do seu desenho vem do Império. O retângulo verde, que representava a Casa de Habsburgo de Dona Leopoldina e o losango amarelo da Casa de Bragança de Dom Pedro I. Havia estrelas de prata dispostas em círculo azul, simbolizando as províncias. O escudo de Armas do Brasil ficava ao centro, ladeado por folhas de café e de tabaco.
Após a proclamação da República houve a substituição da parte central. Passou a ser uma esfera azul celeste atravessada por uma faixa branca oblíqua da esquerda para a direita. Nesta inscreveu-se Ordem e Progresso em letras maiúsculas e verdes.
As estrelas distribuíram no círculo azul como num céu –inspirado no do Rio de Janeiro-, representantes dos estados brasileiros e do Distrito Federal. A constelação do Cruzeiro do Sul reúne os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, enquanto que a estrela Intrometida refere-se ao Espírito Santo. O número de estrelas atual é 27, elas têm tamanhos diferentes e a única situada acima da faixa branca representa o estado do Pará.
© BIOAMIGO Bioética da Beira do leito – 2024 Todos Direitos Reservados – Desenvolvido pela DSC SITES