PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1453- Non nocere imortal (Parte 4)

Tudo isto é ilustrativo da força do conceito de ecossistema que é relativamente recente, foi proposto em 1935 por Arthur George Tansley (1871-1955) como amadurecimento de concepções de natureza simbiótica. A vida num ecossistema inclui o dito por Herbert George Wells (1866-1946): adaptar-se ou perecer, agora como sempre, é um imperativo inexorável da natureza.

Neste contexto de sucessão de adaptações, a noção da vacina foi a primeira possibilidade de interferência na convivência  hostil entre bióticos no ecossistema, uma superação “do natural” estimulante de outras iniciativas, mas acontece que não há imunizante para tudo. Nem a Bioética deve ser considerada um imunizante moral.
Diziam que as crianças deveriam andar no trem fantasma de um parque de diversões para se acostumarem com situações repentinas ao longo de seu percurso na vida, o repertório de horrores “sob controle” contribuindo para o entendimento do mal. Quem sabe! O que sei deste mal alegórico para domesticação do horror é que diversão não era, porque apesar de os passageiros estarem alertas, ingênuos impressionados, eles se comportavam como diante do inesperado. Se alguém disser que o combustível do trem fantasma era um derivado do sadismo, eu endosso. A produção do entretenimento era bem sucedida haja vista que os vagões ficavam cheios apondo rostos que pagam a sedução do susto com escandalosa aversão.
Mas vamos adiante que lá vem fumaça. O trem fantasma do progresso, também repleto de adrenalina e monstros, é um moto contínuo que proporciona um susto em cada esquina, cada qual um convite para novos esforços adaptativos. Um deles foi a compreensão do valor do rigor nas pesquisas sobre novos fármacos e que apresenta um destacado capítulo associado ao mal pelo uso da talidomida na gestação. Ele é marcante pela postura exemplar de Frances Kathleen Oldham Kelsey (1914-2015) contra sua liberação para comercialização nos Estados Unidos da América por entender que havia insuficiência de evidências de segurança, numa época onde não havia a preocupação no laboratório com a chamada barreira fetal. A firmeza de posição foi exemplo pioneiro da crença na prudência contra a força da janela de Overton (Joseph Paul, 1960-2003) rumo à aceitabilidade manejada pelo poder da indústria.    

Vantagens obtidas da natureza podem tanto se desdobrarem em mais vantagens quanto provocarem desvantagens. A história do ácido acetil salicílico que o reverendo Edward Stone (1702-1768) descobriu na casca amarga do salgueiro cujas folhas os gregos já usavam para mastigar como analgésico no trabalho de parto, é ilustrativa, pois se por um lado a aspirina ganhou acréscimos de benefício terapêutico e preventivo, por outro implicou-se com taxas de morbidade e mortalidade pelos efeitos adversos.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES