32- Otimismo (AF): Vieses ocorrem pela tendência de superestimar a probabilidade de beneficência e subestimar a chance de maleficência. Relaciona-se ao viés de antever resultado positivo.
33- Padrão (CG): Vieses ocorrem pela tendência de privilegiar opção-padrão sobre demais também selecionáveis.
34- Pessimismo (AF): Vieses ocorrem pela tendência de superestimar probabilidades e consequências negativas.
35- Previsão afetiva (AF): Vieses ocorrem pela tendência de permitir que estados emocionais e concepções dominantes no presente sejam projetados para eventos futuros. Relaciona-se ao Hot-Cold Empathy Gaps de George Loewenstein (nascido em 1955).
36- Primazia (IM): Vieses ocorrem pela tendência de pensar que uma ação ou tomada de decisão antecipada é melhor do que se tardia.
37- Pró-inovação (CG): Vieses ocorrem pela tendência a um otimismo excessivo em relação às inovações, ou seja, ignorando limitações e deficiências.
38- Proeminência (AF): Vieses ocorrem pela tendência de um fator dominante provocar, invariavelmente, a preferência. Relaciona-se com insensibilidade a propósitos e novas oportunidades.
39- Progresso (IM): Vieses ocorrem pela tendência de defender soluções específicas tão somente porque simbolizam novidade e progresso. Relaciona-se a certos vícios.
40- Projeção (CG): Vieses ocorrem pela tendência de superestimar o fato que situações futuras poderão agregar favoravelmente a situações presentes, podendo, por isso, acarretar níveis atuais de decisão abaixo do ideal. Relaciona-se ao viés de impacto.
41- Projeção (AF): Vieses ocorrem pela inclinação para pensar que os outros têm mesma atitude, crença ou prioridade em relação a sua, mesmo quando é fato improvável.