PUBLICAÇÕES DESDE 2014

1361- Vieses no processo decisório no ecossistema da beira do leito (Parte 10)

22- Ilusão de controle (CG): Vieses ocorrem pela tendência de superestimar a impressão que se exerce influência/controle sobre eventos externos.

23- Ilusão de foco (CG): Vieses ocorrem por convergência exagerada para certos aspectos, assim, tirando de cena demais fatores que contém relevâncias. Costuma-se confiar mais em informações iniciais e nelas ancorar decisões do que nas que se mostram difíceis de serem obtidas. 

24- Impacto (AF): Vieses ocorrem pela tendência de superestimar  impactos de eventos futuros.

25- Implícito (CG): Vieses ocorrem pela tendência de justificar atitudes e estereótipos pelo modo como nos envolvemos, aparentemente como resultado de efeitos do inconsciente. Corresponde a associações fora da percepção consciente que podem acarretar avaliações desfavoráveis com base em características irrelevantes para a circunstância, atuante em vários contextos e, inclusive, atingindo os mais vulneráveis.

26- Informação (CG): Vieses ocorrem pela tendência de acrescentar informações mesmo quando elas não irão influenciar a tomada de decisão, tão somente irão provocara admiração. 

27- Instrumento (CG): Vieses ocorrem pela tendência de confiar em métodos familiares, ignorando ou desvalorizando alternativas.

28- Lacuna de empatia (AF): Vieses ocorrem pela tendência de subestimar a influência/força dos sentimentos, em si próprio ou nos outros.

29- Negligência (CG): Vieses ocorrem pela tendência de negligenciar probabilidades, incluindo pequenos riscos, em  tomadas de decisão sob incerteza. Um inverso do que as bulas de medicamentos pretendem, em função de responsabilizações por adversidades de efeitos. 

30- Normalidade (CG): Vieses ocorrem pela relutância em se admitir, planejar ou reagir a uma situação de gravidade porque jamais a anormalidade aconteceu.

31- Omissão (AF): Vieses ocorrem pela tendência de julgar ações interpretadas como prejudiciais como piores do que inações igualmente prejudiciais.

COMPARTILHE JÁ

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no E-mail

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS SIMILARES