A Bioética da Beira do leito recomenda o estudo dos vieses, inclusive, porque suas análises filosóficas e conceituais motivam e ampliam a abrangência e a profundidade de fundamentações para assessoria a desafios, dilemas e conflitos do cotidiano da beira do leito. A Bioética da Beira do leito a fim de ampliar a qualidade do suporte pedagógico para a valorização dos mecanismos morais – crenças, atitudes, perspectivas, tendências de comportamento- que costumam influir na tomada de decisão no âmbito da conexão médico-paciente – com especial atenção aos vieses-, recentemente, pegou uma carona em Biases in bioethics: a narrative review de Bjørn Hofmann, 2023 Mar 6;24(1):17. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?sort=date&size=200&term=Hofmann+B&cauthor_id=36879251 .
Assim, adotou a proposição cinco divisões para o extenso conjunto de vieses morais: (1) Enquadramentos, (2) Vieses da teoria moral, (3) Vieses de análise, (4) Vieses de argumentação e (5) Vieses de decisão.
Enquadramentos
Referem-se a vieses de julgamento moral influenciados pelo modo com que opções ou argumentos são organizados por aspectos éticos, em que posições fortemente incorporadas são difíceis de serem mudadas apesar de haver sólidas evidências em contrário. Alinham-se, por exemplo, aos vieses do avestruz e do excesso de confiança e incluem uma não conscientização sobre estas causas internas. Relacionam-se com tendências para impulsos pretendendo a exaltação de argumentos, intenções de redirecionar o interlocutor e reforços de uma posição embora estejam nítidas evidências sólidas em contrário. Em suma, os vieses de enquadramento intencionam a modelagem da percepção da circunstância ao próprio agrado, de modo subconsciente e numa auto avaliação como manifestação imparcial.