Enquete 81- Você seria voluntário de pesquisa para vacina contra a Dengue?

Placa

Notícia de 27 de maio de 2015 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/instituto-butantan-busca-voluntarios-para-teste-da-vacina-contra-dengue.html informa que Instituto Butantan, órgão  vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo  em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está recrutando voluntários  para  a segunda fase de testes da vacina contra a dengue. Os resultados desta fase são essenciais para autorizar a fase 3, quando se pretende avaliar os efeitos da vacina em cerca de 17 mil voluntários em várias regiões do Brasil.

Recente pergunta Você seria voluntário em pesquisa sobre vacina contra a Dengue feita o site Coração & Vida durante o recente surto da doença em estados do Brasil, resultou em cerca de 40% da resposta NÃO http://www.coracaoevida.com.br/destaques/maioria-aceitaria-ser-voluntario-de-vacina-contra-dengue/.

Portanto, enquanto deve-se admitir que 100% da população deseja uma vacina disponível contra a Dengue, nem todos consentiriam em participar como voluntário de pesquisa na fase 3.

Qual é o principal fator que  faz com que um habitante de região com alto índice da doença, supondo-se a vacina em estudo já aprovada na fase 2 (análise de eficácia e de segurança em número limitado de voluntários), recuse-se para si mesmo receber a preparação-esperança, e, assim, dispor-se a ser acompanhado com rigor científico por alguns anos para  análise do benefício imunitário e de eventuais adversidades, não necessariamente previstas?

Recorde-se que o voluntário de pesquisa no Brasil não recebe remuneração pela participação e que o pesquisador-responsável deve envolver-se em todas as necessidades de saúde do voluntário que eventualmente surjam no decorrer do estudo, inclusive as não relacionadas ao método utilizado.

Enquete 81:

A) Aceitaria ser voluntário

B) Nao aceitaria ser voluntário

 1- Falta de hábito,  afazeres pessoais

2- Efeito bula, receio as adversidades

3- Desconfiança do sistema de pesquisa

Responda em Comentários abaixo!

Um comentário sobre “Enquete 81- Você seria voluntário de pesquisa para vacina contra a Dengue?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *