Enquete 304- Quando o assunto é o médico (3)

A manchete é: Garoto com câncer raro e só 5% de respiração luta contra falta de médicos

A sub-manchete é:  … convive com a falta de médicos especialistas na doença. Hospital afirma que trabalha para contratar pediatras oncologistas.

 A notícia é:  Um garoto de 11 anos vive momentos difíceis em um hospital de Santos, no litoral de São Paulo. Além de lutar contra um tipo raro de câncer e ter apenas 5% da capacidade de respirar, … convive com a falta de médicos especialistas na doença para realizar o tratamento.

De acordo com a mãe do garoto …, o jovem já passou por três cirurgias em um período de quatro anos, por conta de um tumor de Wilms. “Na primeira, ele tirou o rim e metade do baço. Depois de seis meses de alta, a doença atacou baço, pâncreas e pulmão. Após isso, ele acabou ficando com 5% de capacidade de respirar”, disse.

Na última semana, logo após a última cirurgia pela qual foi submetido, o garoto teve complicações e precisou retornar ao hospital. “Estão dando antibióticos, remédios para dor, mas não conseguem tratar da doença dele. Os médicos que o atendem afirmam que não têm especialidade na doença”, relatou.

Segundo o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Santos, o hospital está trabalhando para conseguir médicos que atendam ao garoto. “Nós estamos buscando pediatras oncologistas, mas não tem sido fácil. Temos dificuldade com pediatra, ainda mais com nesta especialização”, disse.

Ainda segundo o superintendente,  … passará por uma consulta, na próxima quarta-feira (27), em um hospital referência neste tipo de doença, em São Paulo.  http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/04/garoto-com-cancer-raro-e-so-5-de-respiracao-luta-contra-falta-de-medicos.html

Considerando o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros:

Art. 12. O jornalista deve: I – ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas.

Na sua opinião, a palavra de um médico da equipe que atende o paciente deveria constar da reportagem?

Visualizar Resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *